Aos que não acompanham este bloghá muito tempo, recomendo que leia também os seguintes posts:
- Texto para Iniciantes com Atividades
- Texto em Inglês para Iniciantes [Dicas para Professores]
- Chunks of Language: como identificá-los
- Desenvolva sua Habilidade de Noticing
- How about Organizing a Lexical Notebook? [em inglês]
Recomendo a leitura porque abaixo darei dicas de chunks encontrados em um texto retirado de um livro voltado para alunos iniciantes e trabalharemos com os chunks of language [itens lexicais] que se encontram no texto. Depois há uma atividade para que você pratique os chunks, ok?
Para começar vamos ver o texto em inglês:
I'm a security guard in a big department store in central São Paulo. It's not a bad job, but sometimes it can be a bit boring. If somebody tries to steal something from the store, an alarm goes off and I have to chase them down the street. I like that part of my job, but the rest of the time, I just have to stand near the door and watch people. That's not much fun.
Visto assim, o texto não passa de um monte de palavras isoladas. A leitura será mecânica e sofrida. Porém, a coisa pode ficar mais fácil se você notar os chunks que estão no texto, praticá-los anteriormente e souber o que significam. Desta forma seu professor poderá ensinar [ou você mesmo poderá notar os seguintes:
Uma coisa legal de se fazer também é anotar os chunks e suas equivalências em colunas separadas. Assim, você poderá cobrir depois a parte em português e lembrar como é em inglês ou pode fazer o contrário. Enfim, fica tudo a seu critério.
Depois de praticar os chunks da lista acima, complete o texto abaixo com as palavras que faltam. Lembre-se que você está sendo testado apenas nos chunks vistos na lista acima. Tente lembrar-se de memória as palavras que faltam.
I'm a security guard in a big department .................... in central São Paulo. It's not a bad ...................., but sometimes it can.................... .................... .................... boring. If somebody triesto steal something .................... the store, an alarm goes.................... and I have to chase them .................... the street. I like that .................... .................... .................... job, but the rest of the time, I just .................... to stand ........................................ and watch people. That's not .................... fun.
Completou tudo? Foi mais fácil completar os espaços em branco tendo praticado os chunks anteriormente? Lembrou-se das preposições que vão junto com certas palavras? Lembrou das sentenças completas com mais naturalidade? Enfim, qual foi a sua reação ao fazer a atividade?
Responda as perguntas do parágrafo anterior e então leia o texto em voz alta. Mas desta vez colocaremos uma barra [ | ] para indicar onde você deverá fazer uma breve pausa. Ou seja, tente não ler palavra por palavra, mas leia os blocos que estão entre as barras. Pratique quantas vezes for necessário. Isto ajuda você a ter ritmo na leitura, algo que ajuda na hora de falar com as pessoas também.
I'm a security guard | in a big department store | in central São Paulo |. It's not a bad job |, but sometimes it can be a bit boring|. If somebody tries to | steal something from the store |, an alarm goes off | and I have to | chase them down the street |. I like that part of my job |, but the rest of the time |, I just have to |stand near the door | and watch people |. That's not much fun |.
Como foi ler o texto desta vez comparado à primeira? Você sentiu mais naturalidade ao ler o texto? A leitura foi mais ritmada? Conseguiu ler oschunks de forma mais completa? Conte aí sua experiência. Caso tenha dificuldades não desista, imprima tudo isto e estude em casa quantas vezes quiser. Caso você comece a pegar o ritmo de chunks seu jeito de ler em inglês será mais fácil e natural. Sem contar que se você começar a ler em voz alta, você estará contribuindo para a seu speaking elistening também.
That's all for today! Take care!
Para começar vamos ver o texto em inglês:
I'm a security guard in a big department store in central São Paulo. It's not a bad job, but sometimes it can be a bit boring. If somebody tries to steal something from the store, an alarm goes off and I have to chase them down the street. I like that part of my job, but the rest of the time, I just have to stand near the door and watch people. That's not much fun.
Visto assim, o texto não passa de um monte de palavras isoladas. A leitura será mecânica e sofrida. Porém, a coisa pode ficar mais fácil se você notar os chunks que estão no texto, praticá-los anteriormente e souber o que significam. Desta forma seu professor poderá ensinar [ou você mesmo poderá notar os seguintes:
- big department store [grande loja de departamentos]
- it's not a bad a job [não é um emprego ruim]
- sometimes it can be a bit boring [às vezes pode ser um pouco chato|enfadonho]
- steal something from a place [roubar algo de um lugar]
- an alarm goes off [um alarme dispara]
- chase someone down the street [seguir alguém pela rua]
- I like that part of my job [Eu gosto desta parte do meu trabalho]
- I just have to ... [Eu só tenho que ...]
- stand near the door [ficar parado perto da porta]
- watch people [observar as pessoas]
- That's not much fun [isto não é muito legal]
Uma coisa legal de se fazer também é anotar os chunks e suas equivalências em colunas separadas. Assim, você poderá cobrir depois a parte em português e lembrar como é em inglês ou pode fazer o contrário. Enfim, fica tudo a seu critério.
Depois de praticar os chunks da lista acima, complete o texto abaixo com as palavras que faltam. Lembre-se que você está sendo testado apenas nos chunks vistos na lista acima. Tente lembrar-se de memória as palavras que faltam.
I'm a security guard in a big department .................... in central São Paulo. It's not a bad ...................., but sometimes it can.................... .................... .................... boring. If somebody triesto steal something .................... the store, an alarm goes.................... and I have to chase them .................... the street. I like that .................... .................... .................... job, but the rest of the time, I just .................... to stand ........................................ and watch people. That's not .................... fun.
Completou tudo? Foi mais fácil completar os espaços em branco tendo praticado os chunks anteriormente? Lembrou-se das preposições que vão junto com certas palavras? Lembrou das sentenças completas com mais naturalidade? Enfim, qual foi a sua reação ao fazer a atividade?
Responda as perguntas do parágrafo anterior e então leia o texto em voz alta. Mas desta vez colocaremos uma barra [ | ] para indicar onde você deverá fazer uma breve pausa. Ou seja, tente não ler palavra por palavra, mas leia os blocos que estão entre as barras. Pratique quantas vezes for necessário. Isto ajuda você a ter ritmo na leitura, algo que ajuda na hora de falar com as pessoas também.
I'm a security guard | in a big department store | in central São Paulo |. It's not a bad job |, but sometimes it can be a bit boring|. If somebody tries to | steal something from the store |, an alarm goes off | and I have to | chase them down the street |. I like that part of my job |, but the rest of the time |, I just have to |stand near the door | and watch people |. That's not much fun |.
Como foi ler o texto desta vez comparado à primeira? Você sentiu mais naturalidade ao ler o texto? A leitura foi mais ritmada? Conseguiu ler oschunks de forma mais completa? Conte aí sua experiência. Caso tenha dificuldades não desista, imprima tudo isto e estude em casa quantas vezes quiser. Caso você comece a pegar o ritmo de chunks seu jeito de ler em inglês será mais fácil e natural. Sem contar que se você começar a ler em voz alta, você estará contribuindo para a seu speaking elistening também.
That's all for today! Take care!
Nenhum comentário:
Postar um comentário